Você sabe o que são eletrólitos?

Você sabe por que o suor é salgado? E o músculo, como ele sabe quando deve se contrair? Esses e outros processos têm ligação com os eletrólitos. Mas o que são eletrólitos? Como nós os perdemos e como podem ser repostos? É disso que esse texto trata.

O que são e onde atuam os eletrólitos

Eletrólitos são minerais responsáveis pelo transporte de água para dentro das nossas células e também pelos impulsos elétricos do nosso corpo, que por sua vez são importantes para os movimentos musculares, para o funcionamento de órgãos vitais e também para uma hidratação eficiente, por exemplo.

Assim, é possível chegar à desidratação mesmo bebendo água. Isso ocorre por uma combinação de fatores: baixa concentração de sódio (eliminado pelo suor e pela urina) e grande ingestão de água. Essa combinação dilui a concentração de sódio. A reação automática do organismo é eliminar água através da urina e suor, para voltar ao equilíbrio na concentração de sódio.

Já a carência de potássio dentro das células gera outra consequência. E ela também leva à desidratação. Acontece que, para que a concentração de potássio volte ao equilíbrio, a água sai de dentro das células. Com menos água, as células têm suas funções prejudicadas. Quando reposto, o potássio funciona como uma espécie de “chave”, permitindo a entrada de água no interior das células.

Além do sódio e do potássio, eletrólitos como magnésio, fósforo, cálcio e cloreto têm grande importância. Eles atuam no gerenciamento da pressão arterial e de pH do sangue, na reconstrução de tecidos danificados, na contração dos músculos, na hidratação, na prevenção de câimbras e na produção de energia. Assim, a presença harmônica destes seis minerais é fundamental para o bom funcionamento do corpo.

Carência de eletrólitos

Os eletrólitos chegam ao nosso corpo pela alimentação. Assim, uma dieta pobre em alimentos como banana, leite ou água de coco, por exemplo, pode reduzir a presença de eletrólitos em nosso corpo.

Mas o principal causador de desequilíbrio no nível de eletrólitos é a eliminação excessiva de minerais pelo suor ou urina. Esse problema ocorre principalmente com atletas, pessoas que consomem bebidas alcoólicas e idosos com mau funcionamento dos rins, entre outros. Também pode haver perda excessiva de eletrólitos por parte de pessoas acometidas por diarreia ou vômito.

Como repor os eletrólitos

A reposição desses elementos tão importantes pode ser feita por alimentos. A pessoa com carência de minerais deve se alimentar de forma balanceada com fontes de eletrólitos, reequilibrando sua presença no corpo.

Há também a opção de reposição via suplementos. Estes podem trazer maior variedade (incluindo zinco, cromo, manganês, selênio, molibdênio) e equilíbrio de minerai, de acordo com a necessidade do corpo. São mais práticos para o dia a dia e são mais facilmente absorvidos. Podem ainda incluir outros ingredientes importantes, como a vitamina C.

O que se deve evitar, no entanto, é o consumo de suplementos que trazem pouca variedade de eletrólitos. Ou que contenham corantes ou adoçantes artificiais.

Agora que você já entende um pouco mais da função e como age os eletrólitos em nosso organismo. Caso há sua suplementação for ideal para você, clicando no link abaixo, você vai conhecer toda nossa gama de hidroeletrolíticos.

LINK:https://www.nutresul.com.br/produtos/repositor-hidroeletrolitico/128/order_by/1/qtd/12/pagina/1

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s