Suplementos fitoterápicos

O que são e para que servem os fitoterápicos?

Algo que não falta hoje no mercado são produtos que prometem resolver seus problemas, desde tratamento para câncer até emagrecimento, parece não haver dificuldade que fique sem solução. Com essa vasta gama de opções disponíveis, é preciso tomar muito cuidado na hora de escolher qual vai ser a melhor, principalmente com a procedência do produto, que deve ser bem pesquisada para evitar complicações futuras. Os suplementos fitoterápicos acabaram ganhando muito destaque neste mercado na última década, estando cada vez mais na boca do povo, mas será que eles realmente funcionam? Qual a origem destes produtos? Eles realmente podem substituir opções mais caras?

Qual a origem dos suplementos fitoterápicos?

Lembra da sua infância, quando seus problemas de saúde pareciam ser quase todos resolvidos por um chazinho feito por sua avó/mãe? Dor de cabeça, diarreia, inflamação na garganta, estes eram apenas algumas das dificuldades resolvidas por estes miraculosos remédios caseiros. Embora atualmente possa parecer que tudo não passava de meras superstições sem embasamento científico, os estudos mostram que a maioria dessas plantas realmente possuem princípios ativos eficazes para ajudar a trazer soluções surpreendentes ao nosso corpo. Em consequência destas pesquisas, o conhecimento sobre os alimentos fitoterápicos começou a ser melhor difundido, mas eles só puderam ser reconhecidos como medicamentos após estudos e testes laboratoriais em seres humanos. O caminho então natural foi que essas plantas tivessem essas substancias especiais isoladas em sua composição, para que fossem utilizadas através de pílulas, xaropes e chás, maximizando seus efeitos positivos, surgindo assim os suplementos fitoterápicos.

Em resumo, eles são produtos de origem 100% natural, proveniente de plantas e que possuem na grande maioria das vezes mais de um princípio ativo, trazendo variados benefícios ao nosso organismo. Você pode encontrar opções que tem o enfoque maior em facilitar o emagrecimento, já outros tem a função de aumentar a eficiência do sistema imunológico, isso varia de acordo com a composição da planta utilizada na fabricação do produto.

Porque eles são uma boa alternativa?

Como são produzidos inteiramente através de plantas, o custo dos suplementos fitoterápicos costuma ser bem menor que outras opções disponíveis no mercado. Além disso, são opções ideais para veganos, já que não possuem nenhum composto animal. Listamos abaixo alguns dos inúmeros benefícios trazidos por suplementos fitoterápicos:

  • Auxilia o emagrecimento;
  • Acelera a queima de calorias (efeito termogênico);
  • Aumenta a sensação de saciedade;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Diminui níveis de colesterol e glicemia;
  • Ajuda no controle da pressão arterial;
  • Importante na prevenção ao câncer;
  • Melhora funcionamento do intestino.

É importante ressaltar que existem muitos tipos de fitoterápicos e cada um deles traz uma série de benefícios próprios, então é necessário que você consulte um nutricionista especializado para que ele lhe indique qual a melhor opção para o seu objetivo.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s