Como voltar ao peso ideal depois da gravidez?

Essa é uma das maiores preocupações da maioria das mamães, já que o corpo da mulher sofre muitas alterações durante o período de gestação, principalmente porque o útero, que no tamanho normal é como uma bolinha de tênis, cresce e fica maior que uma bola de basquete. Além disso, para alimentar o bebê, a mãe deve ingerir mais calorias que o normal, sem falar das alterações hormonais, mudança brusca de rotina, são inúmeros fatores que favorecem o ganho de peso, que é normal, mas pode vir em excesso e ter consequências depois do parto. Então trazemos algumas dicas valiosas para te ajudar a voltar ao peso ideal já nos primeiros meses.

Hábitos que fazem toda a diferença

Amamente. Essa dica é preciosa tanto para te ajudar a perder peso, quanto para o bebê. O leite materno é a melhor alimentação que um recém-nascido pode ter e deve ser a prioridade pelo menos até os primeiros 6 meses de vida dele. Para produzir leite, o corpo chega a gastar até 750 calorias por dia, além de liberar a ocitocina, hormônio que, dentre outras funções, ajuda a diminuir o útero que de 1 quilo deve voltar a 60 gramas em apenas algumas semanas depois do parto. Caso tenha dificuldades, o que é muito normal no começo, é ideal que busque uma consultora de amamentação ou enfermeira obstétrica para te auxiliar.

Outro hábito de extrema importância é tomar água, bastante água. É geralmente indicado tomar em média 3 litros por dia durante o período de amamentação, pois além de ser a principal matéria-prima para fabricação do leite, a água vai auxiliar no funcionamento dos rins, ajudando a expelir eventuais líquidos retidos em excesso em seu organismo. E lembre-se, esses 3 litros de água não devem ser substituídos por outros líquidos como sucos ou chás, embora você possa tomá-los, a água deve ser sua prioridade.

Alimentação saudável é essencial

Após o nascimento do bebê, a rotina muda muito e o sono acaba sendo muito prejudicado, isso acaba aumentando o stress e ansiedade. Para uma mulher cansada e estressada uma alimentação rica em açúcar e gordura pode ser uma escolha fácil, que pode trazer até um alívio na hora, mas causa inúmeros problemas para seu corpo e para o bebê a médio prazo. Para melhorar isso, o primeiro passo é regular suas refeições, se não conseguir comer a cada 3 horas, pelo menos garanta que fará as 3 refeições principais, o café, o almoço e o jantar. Com isso você não terá tanta fome quando for se alimentar, evitando excessos.

Entretanto, de nada adianta organizar sua rotina de alimentação se o seu cardápio for de pratos que fazem mal. Trocar por opções saudáveis é muito importante, não só para te ajudar a emagrecer, mas também para deixar seu leite mais saudável para o bebê. Abuse de frutas e verduras e se tiver muita vontade de comer doces, faça uma salada de frutas ou uma gelatina diet. Lembre-se, apesar da frase famosa, uma mulher amamentando não deve “comer por 2”, sempre é bom consultar um nutricionista para entender como deverá ser sua dieta durante este período.

Pratique atividades físicas

Sim, se exercitar é essencial para diminuir o peso mesmo nesse período pós-parto. É claro que a primeira coisa que você deve fazer é consultar seu obstetra para descobrir quando você pode começar a fazer exercícios sem prejudicar sua recuperação, que em média são 5 dias a 3 semanas para mulheres que fizeram parto normal e até 2 meses para mulheres que fizeram cesárea. Uma das primeiras e mais simples atividades que você pode fazer é caminhar empurrando o carrinho de bebê, ajuda a queimar bastante caloria e ainda passear com o seu filho.

Para mulheres que passaram pela cirurgia, não é bom fazer exercícios com muito impacto, o que transforma a hidroginástica e a natação ótimas opções para a recuperação. Você não deve ter medo de pedir ajuda a seu parceiro ou familiares para cuidar do bebê, pois vai precisar, seja para fazer as atividades físicas, para preparar sua refeição saudável ou mesmo para descansar. Ficar sobrecarregada te prejudica muito durante este processo.

Essas são algumas dicas para facilitar que você recupere o peso normal já nos primeiros meses. Essa fase inicial deve ser encarada com muito cuidado, pois decisões erradas podem acabar trazendo consequências graves ao seu corpo, por isso sempre esteja acompanhada de bons profissionais que poderão te orientar da melhor forma.

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